The Bait Fish

Texto e Mosca: Johanes " Jonas" Duarte
E-mail: tfa@theflyangler.com.br

Fotos: 100
E-mail: pescacommosca@uol.com.br


    Esta é mais uma mosca excelente para os predadores que adoram "peixinhos", como os tucunarés, robalos, xaréus, traíras, black bass e muitos outros. O mais importante nesta mosca é a colocação das fibras ( High and Low ) para fiquem com a forma do "peixinho". Esta é uma das moscas que mais imitam um verdadeiro peixe, tornando se assim, mais outra mosca que não pode faltar. O inglês Davy Wotton é o seu criador.


Materiais Utilizados:
 
  Anzol (hook): Mustad 80300BR ou Tiemco 8089
  Linha (thread): Utc 140 ou Danville Flat
  Cauda (tail): Mylar Tubing Prateado e um par de Saddle
  Corpo (body): SLF Hanks
  Dorso (topping): SLF Hanks
  Cabeça (head): EPOXY 5 minutos
  Olhos (eyes): Prismáticos adesivo

 
Ferramentas Utilizadas:

  1 - Bodkin
  2 - Tesoura
  3 - Bobina


 

              Passo a Passo:

1- O primeiro passo é montar o que será a cauda, junte um par de penas de preferencia saddle, e coloque as curvaturas das penas para dentro no estilo Lefty's Deceiver, isto fará com que elas não se abram, faça um pequeno corte de cada lado das cerdas para servir de trava.

2- Corte um pedaço de Mylar Tubing prateado no tamanho de duas vezes o tamanho do anzol, coloque a linha no anzol e prenda o Mylar fazendo com quê a linha vá e volte sobre o tubo deixando-o bem preso e ao mesmo tempo bastante compactado, de um nó e corte a linha.

3- Passe cola do tipo bonder em todo o tubo, isto o deixará semi rígido.

4- A colocação da cauda dentro do tubo deve ser feita com bastante atenção para que não fique desalinhada em relação ao anzol, coloque uma ou duas gotas de bonder e coloque a cauda no tubo.

5- Corte o talo das penas, conforme a foto ao lado, para que fique em forma de "V".

6- Corte uma porção de SLF Hanks que não deverá ser volumosa até a base da cauda, de um nó.

7- Coloque a mesma quantidade na parte de baixo da mosca, o material nesta parte de baixo da mosca deverá ser sempre colocado abrindo o material em forma de "V" isto fará com quê ele fique sempre ao lado do anzol, dê um nó e cole.

8- Novamente corte outra porção de SLF porém desta vez o material terá a metade do comprimento da fase anterior, de algumas voltas de linha e com o restante do material divida-o em "V" e coloque na parte de baixo da mosca, dê mais algumas voltas de linha e coloque uma gota de bonder.

       

9- Repita a operação anterior tantas vezes forem necessárias para cobrir a haste do anzol, não esquecendo de deixar o espaço atrás do olho do anzol para a colocação do dorso.

       

10- Com a mosca na mão faça o corte com uma tesoura dando a forma do "peixinho".

11- Corte mais uma porção de SLF em uma cor mais escura, o comprimento será do olho do anzol até a base da cauda. Coloque o material de forma quê fique não só na parte superior da mosca mas também que caia um pouco para os lados.

12- Faça o acabamento final e corte a linha.

13- O acabamento final deverá ser feito com Epoxy de 5 minutos, distribua o Epoxy em volta da cabeça do "peixinho".

       

14- Após a secagem da primeira camada de Epoxy coloque os olhos prismáticos.

15- Cubra com uma Segunda camada de Epoxy toda a cabeça, isto protegerá os olhos e também não deixará o material se fechar quando no recolhimento da mosca.


Qualquer dúvida envie um email para tfa@theflyangler.com.br
 

Jonas
www.theflyangler.com.br