Bancada para Atar
Testada e Aprovada por vários anos de uso

Texto e Fotos: 100
E-mail do autor: semarchi@sanet.com.br

   
 
   


    Essa idéia surgiu da necessidade principal de fazer menos sujeira, mas ao longo do tempo, mostrou ser muito mais do que isso: facilidade na organização, no transporte, armazenamento de materiais e ferramentas, e também, possui uma enorme maleabilidade para adaptações às suas necessidades.
    Com esta bancada, você deixará de utilizar os c-clamps e as bases tradicionais, pois a haste da morsa será presa por um mandril e justamente  por   estar   presa   desta   forma,

 

também irá lhe proporcionar uma rotação de 360 graus na horizontal, para que você além de tudo possa ver a mosca de frente, de lado, ou em qualquer posição, na hora de sua confecção. Ela é composta por duas bandejas; na parte de cima fica o mandril e na parte de baixo, além de ser utilizada para guardar alguns materiais e/ou ferramentas, tem um recipiente para receber a sujeira (restos de pêlos, penas, etc.).

 

Materiais Necessários:
 
1 bandeja de 3 gavetas em madeira de entrada e saída de documentos
1 mandril para furadeira de " (UNF)
1 sarrafo de madeira (dura) de 160 x 50 x 20 mm, para a fixação do mandril
1 parafuso sextavado de ferro polido, rosca fina (UNF), medidas de espessura: "; comprimento 1"
1 chapa de poliestireno, na medida interna da gaveta e também para o suporte de ferramentas e iluminação - opcional
1 caixa plástica de 120 x 120 x 32 mm, para o coletor de sujeira
velcro auto-adesivo
parafusos para a fixação do bloco de madeira
cola de madeira ou cola branca


 

              Montagem Passo-a-Passo

1- Retire os parafusos da gaveta e remonte-a utilizando apenas 2 bandejas. Esta operação, fará com que o espaço entre as duas bandejas fique maior quando aberta. Guarde a bandeja que sobrou, pois lhe será útil para muitas outras coisas, como aparar pêlos, separar penas...

 

2- OPCIONAL - Se você desejar ter um fundo mais claro e resistente, corte uma placa de poliestireno com as medidas internas da bandeja e encaixe.

 

3- Pegue o sarrafo de madeira e faça um furo para acomodar o parafuso conforme a foto. É necessário fazer um rebaixo na parte inferior do bloco para encaixar a cabeça do parafuso. Atarraxe o mandril no parafuso de modo que fique firme.

 

4- Passe cola no bloco de madeira e encaixe-o conforme a foto. Para maior durabilidade e segurança, aparafuse-o nas laterais.

 

5- Para fazer o buraco onde o "lixo" irá cair, utilize uma furadeira e faça como na foto.

 

6- Com uma lima, termine o acabamento no corte.

 

7- Fixe a caixa plástica com o velcro, na bandeja de baixo, no canto onde você efetuou o corte na bandeja superior.

 

8- Faça um furo no canto do bloco de madeira para guardar a chave do mandril.

 

9- OPCIONAL - Para montar um suporte para a colocação de ferramentas e iluminação, corte uma placa em madeira ou poliestireno nas seguintes medidas: 245 x 110 mm ou no tamanho de sua preferência. Faça furos na placa com vários diâmetros diferentes; estes servirão para acomodar as ferramentas durante seu uso. Feito isso, fixe a placa com parafusos e cola na lateral da gaveta superior como indicam as fotos. Coloque reforços nas laterais para maior firmeza.

 

10- Para a limpeza da gaveta superior você poderá utilizar um pincel chato e largo para "varrer" a sujeira para o coletor ou então, montar um rodinho como este da foto.

 

    Finalmente, coloque a morsa no mandril. Apertar apenas com a mão, normalmente é suficiente, mas se você desejar um aperto maior, utilize a chave do mandril, mas lembre-se, nunca aperte exageradamente, pois isso poderá danificar a haste da morsa.
    Tente montar esta bancada explorando ao máximo sua criatividade, para ajustá-la às suas necessidades.
 
    Bom Trabalho!