Culinária
 
Dicas do Cravo

Texto e Fotos: A.C.Cravo
E-mail do autor: acarloscravo@uol.com.br

 

   Os companheiros sabem ou imaginam que não sou nenhum mestre cuca e nem tenho pretensões a isso, na verdade prefiro até ficar sem comer se estiver pescando. Bastam um ou dois sanduíches e algumas latinhas (de Coca-Cola) e a festa está feita. No jantar a coisa muda de figura, até porque ninguém é de ferro, porque se fossem bastariam algumas gotas de óleo e pronto. Como já disse, nos nossos acampamentos quando não contratamos cozinheiro, cada um fica responsável pela cozinha por um dia e alguns se saem melhor que os outros sem que isso prejudique o resultado da pescaria até porque ao final todos ajudam. Para facilitar a vida dos mais assustados aqui vão algumas dicas:

 
   1) Para que o arroz fique bem solto, prepare-o umas duas horas antes de servir, desligando o fogo quando ainda estiver úmido e "al dente". Tampe a panela e envolva-a em jornal ou pedaços de pano ou lona. Em casa, pode colocar dentro do forno (desligado). No momento de servir ele estará sequinho.
   2) Quando for preparar peixe inteiro, calcule 500gr. por pessoa, quando usar filés ou postas calcule 200gr.
   3) Na medida do possível, não reutilize o óleo das frituras. Uma lata de óleo custa mais barato que 10 anzóis.
   4) As linguiças feitas de carne de porco devem ser cozidas antes de fritadas para retirar o excesso de gordura. Coloque-as em água numa frigideira com tampa e cozinhe em fogo alto até que a água evapore, abaixe então o fogo e frite na própria gordura.
   5) Se você errou na "mão" na quantidade de sal no feijão, não se desespere. Coloque algumas rodelas de batata nele e ferva novamente. Elas vão retirar o excesso de sal.
   6) Sal, alho e cebola. Temperos básicos de quase todos os pratos, poderão ser levados para a cozinha do acampamento já misturados. Descasque em casa 2kg de cebolas e 250gr. de alho e bata-os no liquidificador, depois misture 250gr. de sal e coloque num recipiente com tampa. Facilitará a vida do cozinheiro.