23 KILOS DE PURO OURO !

Rodrigo Salles

Tratamento de Imagens e Photoshop:
Sergio E. Marchioni

Em se tratando de peixes esportivos para pescar com mosca, dificilmente alguma espécie de água doce supera o majestoso Dourado, quando analisamos sua força e combatividade.

Tenho dedicado boa parte de minhas pescarias a procura deste maravilhoso peixe que infelizmente está sumindo dos rios de nosso país. Já tive ótimas experiências pescando Dourados no Brasil, mas devo confessar que hoje a Argentina é provavelmente o país que oferece maiores condições para que possamos lançar nossas moscas com sucesso. Em muitas de minhas andaças por aquele país pude comprovar o fascinio e admiração que o dourado provoca em todos os pescadores que comumente o chamam por lá de Tigre de los Rios.

Ao longo do tempo fiz boas amizades com muitos pescadores de dourado na Argentina, e em uma das oportunidades por lá fui realizar mais uma de minhas pescarias de Dourados no Rio Uruguai, na divisa entre o país que dá nome ao rio e a Argentina, em um lugar muito especial chamado La Zona onde represento um Lodge de pesca.

CARACTERÍSTICAS DO RIO:

O rio Uruguai nasce no Brasil, passando a ser divisa natural da Argentina e Rio Grande do Sul, depois passa a separar o Uruguai e Argentina desaguando no estuário do Rio da Prata, próximo a Buenos Aires.

No local da pescaria, próximo a cidade de Concordia, o rio sofre um forte impacto; a barragem de Salto Grande. Neste ponto quem controla o ritmo do rio é o homem, e de acordo com suas necessidades de geração de energia, o nivel do rio sobe ou desce.

Este controle de vazão interfere diretamente no comportamento dos peixes, e em se tratando de um obstáculo artificial, a concentração de peixes passa a ser muito elevada nos primeiros kilometros abaixo da barragem. Neste local as correntes são fortes, e o leito rochoso cria refúgios para espécies forrageiras e atrás delas, o dourado.

LOCAL DE PESCA:

O local de pesca em questão era até 2 anos atrás, uma reserva ictiológica em uma área de restrição chamada de La Zona, onde ninguém tinha autorização para pescar. Após a criação e aprovação de um projeto de pesca esportiva conjunta com estudos científicos das populações de dourados no local, diante dos governos da Argentina e Uruguai, a área tornou-se uma reserva de pesca exclusiva e rigorosamente controlada. Realmente ali o ambiente é único, e a quantidade de dourados, sempre foi espantosa.

A emoção de pescar grandes dourados com mosca é indescritível, principalmente sabendo que podemos a qualquer momento travar uma luta com o dourado de nossas vidas. Um douradão na linha é adrenalina pura, não há como negar.

O trecho em questão possui inúmeras corredeiras, pedras por todos os lados e margens com troncos e rochas. A altura do rio neste local influi e muito a pesca, onde água muito baixa é sinônimo de navegação difícil, porém maiores condições para pesca com mosca, e o oposto, rio cheio, torna a pesca com mosca um pouco complicada para conseguirmos baixar suficientemente a mosca na zona de alimentação dos dourados.

A PESCARIA:

Saindo de Buenos Aires em direção a Concordia, 450 km ao norte, em boas rodovias.

Chegando tive uma bela recepção pelo amigo Alfredo e sua esposa Julieta com direito a petiscos, drinks e depois um jantar muito especial, regado a belos vinhos argentinos e horas de boa conversa.

Bem, a estrutura local permite a pesca de duas duplas, ou seja, a permissão especial libera apenas dois barcos na zona restrita em quatro dias por semana (segunda a quinta). Nos demais dias é proibido pescar nesta área.

Os barcos são lanchas de fibra, especialmente desenhadas para pesca, com motores de 60hp.

Logo pela manhã, reencontrei o amigo Hector que seria meu guia e trocamos algumas informações no caminho ao rio sobre as condições de pesca.

Percebia que algo poderia acontecer, o tempo estava abafado e tudo indicava que fortes chuvas chegariam em instantes. Previ que teríamos um bom dia de pesca, pois o dourado torna-se muito mais ativo antes de bruscas mudanças no tempo.

Saímos com os barcos de um pequeno afluente do Rio Uruguai onde se encontrava o píer e um camping anexo. Logo que adentramos o Uruguai se observa a distancia para montante (rio acima) a grande barragem de concreto, e foi em sua direção que o meu guia e amigo Hector apontou a proa do barco e começou a navegar em marcha lenta.

Em poucos minutos vi alguns belos dourados na superfície. É espetacular presenciar a cena de um cardume de dourados grandes caçando e nadando na superfície como golfinhos. Sem perder tempo, logo nos posicionamos de modo que pudesse arremessar ligeiramente rio acima e, deixando a linha afundar após iniciar o recolhimento, um tranco forte tomou a linha de minha mão. Um enorme dourado disparou o freio da carretilha sem cerimonias... Saltou longe do barco, mas percebi que era realmente grande. Uma boa briga e consegui cansar o bicho. Pesamos na balança aferida por Hector que mostrou 17,2 kilos!!

Estava muito bom para o começo, mas a forte chuva chegou. O tempo escureceu e não havia jaqueta impermeável que segurasse tanta água. Já estava demais feliz com o Douradão e literalmente de alma lavada. Pescamos mais alguns dourados de menor porte e resolvemos voltar para o Lodge (Entenda-se como de menor porte dourados de 7 a 10kg, o que por sinal não tem nada de pequenos).

Após o almoço a chuva deu uma trégua e saímos novamente. Tivemos uma ou outra ação e no final da tarde já quase na hora de retornarmos descemos o rio pescando e antes de uma região com muitas pedras submersas, busco um longo arremesso rio acima. Alguns instantes deixando a linha afundar e aí um tranco mais forte que o da manhã sinalizava que tinha dourado grande do outro lado. Tentei confirmar a fisgada, mas o peixe tomava linha com tanta força que a vara numero 10 totalmente carregada não me permitia começar a pelear.

Brigamos descendo com o barco a deriva por cerca de 30 minutos numa luta que parecia interminável, pois sabia que o peixe deveria ser muito maior que o da manhã. Houveram momentos em que ele mudava de idéia e resolvia subir o rio. Aí era uma agonia, e a fricção tinha que trabalhar ainda mais, mas o peixe não tomava conhecimento e por duas vezes tomou toda linha e mais boa parte do backing. Estava começando a ficar preocupado, pois estava com cabo de aço flexível de 20lbs com 15 cm e um tippet de 20lbs. Aí a cabeça não para de pensar em tudo que pode acontecer. E se ele resolver cruzar uma daquelas pedreiras no meio do caminho??

Dourado de 22,97 kg

Procurei me concentrar na batalha e em como cansar o peixe com segurança tal que ele não escapasse. Fui ganhando terreno metro a metro e aos poucos ele se aproximava mais do barco. Mas nem sinal de mostrar a cara. Aí uma nova agonia, ele com suas ultimas forças dava fortes cabeçadas que pareciam que ia arrebentar toda a linha. Com muita calma que é o mais importante nestes momentos, e usando todo o trabalho com o butt da vara consegui deixá-lo do lado do barco e com um puçá que mais parecia uma cesta gigante Hector colocou o douradão dentro do barco.

Não acreditava no que via, e pensei comigo “Deve ter mais de 20kg”. Neste momento Hector me olha e diz que possivelmente estamos com um Record mundial (O Record mundial com mosca até aquele momento era de 22,5kg.) Após belas fotos e cumprimentos, a auxiliar de biologia que nos acompanhava mede o peixe e o peso comprova. Estava com um Record em minhas mãos. 22,970kg !!! Não acreditava no que se passava naquele instante. Foram momentos únicos em que ainda estava entorpecido pela longa briga com aquele maravilhoso peixe.

Confesso que nunca fui muito interessado em recordes da IGFA ou coisa parecida, para mim o que vale é como você pescou um peixe e as lembranças alegres que a pescaria deixa em tua memória. Mas confesso que neste caso as duas coisas se uniram, pois foi uma briga inesquecível com o rei do rio!!

Os outros dois dias de pesca foram muito bons com peixes na faixa de 8 a 15kg e uma linda femea de 20kg que me tirou o folego...

ALGUMAS DICAS:

Cuidados, como checar todos os nós e uniões das linhas, uma boa carretilha e seu freio bem regulado, observar sempre se os anzóis estão bem afiados (o contato da mosca com as pedras acaba com suas pontas) e principalmente saber ler o rio, identificando cada possibilidade, são peças fundamentais para o sucesso da pescaria de dourados com mosca. Já ouvi de muitos amigos pescadores que a pesca de dourados é mais produtiva com bait do que com mosca.

Posso dizer com convicção que sabendo identificar como anda o comportamento do peixe, seu local de alimentação no rio, adequando o equipamento (tipo de linha, tamanho, perfil e peso das moscas) e técnica de pesca chegamos a resultados excelentes.

Claro, não podemos esquecer dos fatores climáticos e alguns outros que fogem a nosso controle.

Em 90% das vezes as ações de grandes dourados, se deram na cabeceira das corredeiras e no fim delas junto a grandes pedras submersas.

EQUIPAMENTOS:

Vara Sage Rplxi #8

Vara Sage Xi2 #10.

Carretilhas - #8 e #10 – Teton e Lamson

Linhas – Rio Deep Sea 400, Rio Clouser Floating.

Leaders : De 3 pés para linhas sinking a 8 pés para linhas floating. Tippet de 20lbs.

Shock Tippet: Leader de aço 20lbs – comprimento 20cms

Moscas: Andinos Deceiver, Gregs Original, Flashtail Whistler entre outros – Anzóis de 2/0 a 4/0 muito bem afiados. Neste caso dourado grande – mosca grande.

INFORMAÇÕES:

Se você deseja maiores informações de como realizar esta pescaria entre em contato pelo e-mail info@lazonaadventure.com.br.