Dropper Rig

Texto e Fotos: 100
E-mail do autor: pescacommosca@uol.com.br



       Esta técnica, de excelente eficácia, não é nada mais do que o ato de se pescar com mais de uma isca. Você poderá utilizar combinações de moscas secas, moscas secas e ninfas, secas e emergentes, emergentes e ninfas, etc..., portanto, utilize a combinação que mais se adeque à sua pescaria. Você ainda poderá imitar estágios próximos do desenvolvimento de determinado inseto.

       O dropper rig também é um excelente método para se poder localizar onde o peixe está comendo, pois você poderá trabalhar em várias profundidades ao mesmo tempo.

       Uma das confecções mais simples e rápidas para a montagem do dropper é conectar a primeira isca no final do tippet, em sua curvatura, amarre um pedaço de tippet de 25 à 50 cm (utilize o improved clinch); ao final deste tippet, ate a segunda isca (se você quiser utilizar mais de duas iscas, repita a seqência). Não faça droppers que excedam muito os 50 cm, sob pena de perder o controle da linha.

 


 

Utilização de Dropper com Streamers

       Apesar de pouco conhecido aqui para nós, este sistema também é excelente na utilização com streamers. Basicamente são estas as situações: imitar dois peixinhos andando juntos, peixinhos nadando em profundidades diferentes, um peixe maior predando um menor.

       A montagem é muito simples: monte um loop ao final do tippet. Pegue um pedaço de tippet e monte em seu primeiro terço um loop. Conecte os dois loops. Ate o streamer menor na alça menor, e o streamer maior na alça maior.

 


 

Dropper Rig no Pesque Pague

       Pescar com isca que imita ração no pesque pague poderá ser muito mais eficiente se utilizarmos a técnica do dropper. Uma das combinações de iscas mais efetivas é um hair ball e uma ninfa. Ate na ponta do tippet um hair ball; em sua curvatura conecte um pedaço de tippet do tamanho desejado (25 à 50 cm). Na outra ponta, conecte a ninfa. Com esta montagem, você pegará os peixes que estão se alimentando na superfície, e também os que não estão subindo que poderão acabar por atacar a ninfa. Portanto, dobre suas chances no pesque pague utilizando esta técnica.

 


 

       Muitas outras combinações de iscas também são muito eficientes. Utilizar o lã ball (isca que imita uma ração, mas é feita com lã ao invés de deer belly hair, para que possa afundar) em conjunto com o hair ball e a ninfa abre ainda mais o leque de possibilidades de capturas. Na confecção deste tipo de dropper, as pernadas são fixas e adicionadas ao tippet com o nó de cirurgião (surgeon's knot).

 

Dropper montado com um Hair Ball, um Lã Ball e uma Ninfa de Libélula


Dropper com um Hair Ball e dois Lã Ball de cores diferentes

 

Estas são as coisas que podem acontecer quando se utiliza o Dropper Rig.

 
 

Outras Montagens

       Nestes tipos de montagens, as alturas das pernadas podem ser ajustadas apenas correndo os nós pelo tippet. O único senão desta montagem, é que se o peixe for fisgado nas pernadas adicionais, estas terão de ser reposicionadas após a soltura do peixe.