Entrevistas & Novidades

 
FENAPESCA 2001


 

     Aconteceu entre os dias 14 e 18 de Novembro, a 16a FENAPESCA em Presidente Epitácio - SP. O evento contou com inúmeras atividades e shows. O mentor da festa e presidente da comissão organizadora, Andrelino Novazzi Neto, com apoio da Prefeitura de Presidente Epitácio, em nome do Prefeito Adhemar Dassie, acreditaram no sucesso total deste mega evento, como assim o foi. A FENAPESCA contabilizou o impressionante número de 140.000 pessoas durante os 5 dias de festa.
     Montada no Parque Figueiral em uma área de 290.000 m2, a estrutura da FENAPESCA contou com todos os cuidados necessários ao sucesso de um evento deste porte, para o conforto dos usuários foi construído um estacionamento para mais de 5 mil veículos. Os motoristas que se dirigiam ao Parque Figueiral, podiam contar com o Serviço de Apoio ao Usuário (SAU) do DER, que além de guinchos e socorro, total sinalização e um grande contingente da Polícia Rodoviária.

 


Andrelino Novazzi Neto
 

Adhemar Dassie

     O Festival teve uma unidade móvel (Delegacia de Polícia). Um grande contingente policial, fez a segurança do local, há de se ressaltar o policiamento feito em bicicletas, no estilo daqueles vistos nos enlatados americanos; em entrevista com o Capitão Monteiro, disse-me que há um ano este foi implantado em Presidente Epitácio. Os policiais fizeram curso nos EUA e com bicicletas especialmente preparadas faziam uma segurança com maior proximidade da população, provendo ainda uma maior mobilidade em áreas comerciais e bancárias. "Este é um policiamento que fica no meio termo entre o policiamento a pé e com veículos." Assim como o policiamento, o evento contou com um pronto socorro completo; médicos, enfermeiras, ambulâncias e também há de se enfatizar o excelente trabalho prestado pelo Corpo de Bombeiros e Polícia Florestal. Até um fraldário completo foi montado para o conforto das mamães e crianças. Foi criada também, uma emissora de rádio no local para a transmissão de todos os eventos durante a FENAPESCA.


    A abertura oficial da feira ocorreu no dia 14, às 20 horas, mas como nem tudo é festa, o local foi atingido por um dilúvio com fortíssimos ventos o que inviabilizaram a realização do show do J.Quest, que foi tranferido para o dia seguinte. O cenário da manhã do dia 15 era devastador, barracas caídas, estandes destruídos, pessoas muito desanimadas, muito barro e grandes poças d'água, mas a organização do evento agiu rápido para reparar os danos, fazendo com que o brilho da festa fosse reacendido.

  


Sala de Imprensa inundada


 
 

    Dia 15/11

    O dia iniciou apresentações de grupos musicais em palcos espalhados pela feira, outra atração muito interessante foi show de Jet Ski Free Style, contando com a participação de pilotos como Salvador Tomirote Júnior (Toco), campeão mundial desta modalidade, Eric Tortosa e Marcelo Akira Marimoto, campeão e vice-campeão Brasileiro profissional, fizeram manobras radicais, que levaram o público ao delírio.

  



 
 
 

    Torneio de Pesca Esportiva - Primeira Etapa

    Iniciado também no dia 15 às 13 horas, o torneio de pesca realizou-se em duas etapas e contou com a participação de mais de 40 duplas com objetivo único da pesca do tucunaré com iscas artificiais.O árbitro central do torneio, foi o ambientalista José da Silva, encarregado de resolver os eventuais problemas que poderiam surgir no decorrer da competição. A fiscalização ficou a cargo da SBPE (Sociedade Brasileira de Pesca Esportiva) que esteve presente e atuante com um grande contingente, o torneio tinha como princípio que as duplas de pescadores levassem à medição em barcos estrategicamente localizados na raia previamente definida. Os peixes deveriam estar em condições de sobreviver; após esta medição, os fiscais da SBPE os colocavam em tanques rede para que pudessem se recuperar para depois serem soltos. Apenas os dois maiores peixes capturados e em condições eram medidos, conseqüentemente, todos os peixes foram soltos. A fiscalização era rigorosa tanto dentro quanto fora da água, bebidas alcoólicas foram proibidas, assim como o uso de iscas naturais e também o abate de peixes, fatores que poderiam levar à desclassificação do competidor.

 

    A regra para o Campeonato era a seguinte: a somatória do tamanho dos peixes medidos nas primeira e segunda etapas indicaria a dupla vencedora, assim como segundo e terceiro lugares e seriam contemplados com troféus, lindos por sinal. Também estava valendo um troféu para o pescador que capturasse o maior peixe, lembrando que todos deveriam estar em condições de serem soltos. Além desses prêmios, todos os que pescassem pelo menos um peixe estariam concorrendo a um sorteio com os seguintes prêmios: 1 motor de 25 HP, 3 barcos de alumínio de seis metros, dois motores elétricos, varas, molinetes, carretilhas, kits de pesca, geladeiras térmicas além de apetrechos de pesca.
    A primeira etapa se encerrou às 19:15 h, com a medida de 53 cm para o maior tucunaré.

  


 
 



  

    Nesta quinta feira, muitos outros eventos fizeram parte da programação, como voley de praia, exposição de artes plásticas e também a Quadragésima Etapa do Campeonato Brasileiro e Paulista de Som Automotivo MTM 2001 e Kamikaze. Estes carros eram verdadeiras máquinas de som, com um volume ensurdecedor. Para fechar este dia, onde felizmente o tempo colaborou, aconteceu o show do J. Quest, que animou muito a "galera".

 

    Na sexta feira, a programação foi um pouco mais "light", com exposições de artes plásticas, várias atividades náuticas, jet sky, caiaques, veleiros e banana boat, tudo isso para que pudessem recuperar forças para o grande show da maravilhosa Ivete Sangalo. O sucesso, como todos os outros dias foi total. Ivete soltou sua linda voz e usou e abusou de sua plasticidade, fazendo o público ir ao delírio. A tietagem foi enorme, e com certeza prejudicou um pouco o trabalho da imprensa, mas como a persistência é a alma do negócio, aí estão muitas fotos para vocês se deliciarem.

  



 

     O sábado se iniciou às 07:00h com a largada da segunda etapa do Torneio de Pesca. Esta etapa duraria o dia inteiro, e como a anterior, apenas dois peixes poderiam ser medidos para serem contabilizados para o resultado final. A chegada dos pescadores ocorreu às 19:30 h, e depois, começou o trabalho para apurar os vencedores que seriam conhecidos no dia seguinte.

 

    Muitas outras atividades fizeram parte desta programação como a final do Voley de Areia, apresentações náuticas, para encerrar a noite com o Miss Turismo Regional. Ficam aqui, algumas fotos destas belas mulheres, para seu deleite.

  



 

Domingo -

    O evento mais importante deste dia, pelo menos para nós pescadores foi a divulgação dos vencedores do Torneio de Pesca com a devida premiação, que ocorreu na parte da manhã, por volta das 10:30h. A classificação foi a seguinte:

  



Primeiro Lugar

Equipe: Itamar Itapior
Edson Teigi Hirae
Marcos Antonio de Souza
Ilha Solteira - SP

  



Segundo Lugar

Equipe: Zoio D'agua
Marlucio Ferreira
Luiz Alberto
Uberlândia - MG

  



Terceiro Lugar

Equipe: Rodrigues
Acácio Dionízio Rodrigues Cunha
Oswaldo Rodrigues de Oliveira
Presidente Epitácio

  



Maior Peixe

Marlúcio Ferreira - Uberlândia - 53 cm

  



Sorteado - Motor de Popa

Equipe: Rodrigues
Acácio Dionízio Rodrigues Cunha
Oswaldo Rodrigues de Oliveira
Presidente Epitácio

  



    Além do motor Yamaha de 25 hp, ainda foram sorteados 3 barcos de alumínio de seis metros, dois motores elétricos, varas, molinetes, carretilhas, kits de pesca, geladeiras térmicas além de apetrechos de pesca.

 

    Logo após a divulgação do resultado e premiação dos pescadores, foi a vez do repeixamento promovido pela CESP com espécimes de peixes da Bacia do Rio Paraná.

  



 

    O encerramento deste mega evento se deu com o show do Daniel, para alegrar a galera e fechar com chave de ouro.

    Há de se ressaltar o empenho e investimento do Sr. Andrelino para que esta festa fosse o sucesso que foi. Parabéns pela iniciativa apoiando e divulgando a pesca esportiva.

    Fica aqui registrada a falta de reconhecimento por parte da FENAPESCA e da Comissão Organizadora para com o Pesca com Mosca, que se desdobrou ao máximo para cobrir todo o evento e trazer para vocês todas as notícias, fotos e novidades.

    Quero agradecer ao Nelson Roberto da Rádio Vale do Rio Paraná / Jornal A Fronteira / O Imparcial, pela ajuda dispensada. Obrigado!

Pesca com Mosca