Ferramentas para Atar - Parte 1


Texto e Fotos: 100
E-mail do autor: semarchi@sanet.com.br

Ir para Página: [ 2 ] - [ 3 ] - [ 4 ] - [ 5 ]


      Minha intenção nesta matéria é mostrar as ferramentas mais utilizadas para a confecção de moscas, bem como suas funções. Não há a necessidade de se obter todas num primeiro momento, além do que, algumas podem nunca serem necessárias, dependendo da técnica empregada; mas outras são essenciais, tais como bobina (bobbin), bodkin, hackle plier e tesoura, além é claro, da morsa (vise).


Morsa (Vise): sua função básica é segurar firmemente o anzol, para que nele passam ser atados os materiais de confecção da mosca. Existem muitas variedades de morsas, assim como uma grande variedade de preços e marcas.

Bobina (Bobbin): é a ferramenta onde se coloca o carretel de linha para atar as moscas. Existem vários tipos, tamanhos, com ponteira de cerâmica, ponteira com anel de cerâmica, anel de rubi, ponteira metállica (ex ao lado). As ponteiras de cerâmica, com anel de cerâmica ou anel de rubi, reduzem drasticamente o atrito na saída da linha, evitando assim, que ela se rompa.

Bodkin: utilizado para passar cola nas diversas fases de construção da mosca, bem como um ótimo auxiliador para desembaraçar pêlos, na confecção de nós, na separação de asas, materias e etc.


Tesoura: são normalmente específicas para o atado, existem diversos tipos: reta, curva, serrilhada ou não, para palma da mão entre outras. Eu gosto muito das tesouras com serrinha, pois principalmente para pêlos , são as melhores, por não deixarem escorregar o material ao longo da lâmina, dando um corte mais perfeito.

Ir para Página: [ 2 ] - [ 3 ] - [ 4 ] - [ 5 ]