Saiki Gurgler

Texto e Fotos: Oswaldo Saiki
E-mail do autor: Saikidesign@aol.com


    Essa é a minha versão que adaptei para a pesca de Robalos aqui na Flórida, mas já pesquei Redfish, Sea Trout, Jack Crevele, Barracudas, Bass, Enchovas, Baby Tarpon, Oscar e Mud fish com ele.
    O que faz essa mosca diferente da versão original é que eu diminui o comprimento do corpo pela metade, enrolei Cactus chenille na primeira metade do corpo junto à cauda e concentrei todo o EVA na parte da frente. Isso faz com que a mosca se posicione a 45 graus com a cauda dentro d'água e com a cabeça para for a d'água o que ajuda a fazer mais "pops!" e melhor, perde muito menos fisgadas que a versão original.
    Essa mosca foi desenvolvida no norte da costa Oeste dos Estados Unidos para a pesca de Striped Bass e Blue Fish. Tenho certeza que fará sucesso no Brasil para peixes da Traíra, ao Dourado, só  mudando a

 

cor da cauda, o tamanho do anzol, cor e a espessura da tira de EVA.
    Diferente dos Poppers convencionais, o Gurgler e fácil de arremessar e tem pouca resistência no ar e muito mais rápido de enrolar que um popper convencional.
    O EVA pode ser adquirido em casa de materiais de desenho, pintura (acredito eu) ou em último caso em alguma fábrica de sandálias de EVA em Jundiaí ou Piracaia. Eles não irão cobrar por um porta mala cheio desse material. Vale a pena andar por uma fábrica dessas pois você poderá achar todas as cores e espessuras de EVA, acredite, já passei por isso.
    Espero que tenha o mesmo sucesso que eu tenho com essa mosca por aqui.

Forte abraço,
Oswaldo Saiki


Materiais Utilizados:
 
 1- Anzol Mustad 34011, extra longo - número 4
 2- Krystal flash branco
 3- Cactus chenille branco
 4- Bucktail branco
 5- Danville's premium wax 210 branca
 6- Tira de EVA com 2mm de espssura por 13mm de largura e 70mm de comprimento
  


1- Amasse a farpa do anzol com um alicate, posicione o anzol no "vise" e faça uma base com a linha "premium wax 210".

2- Coloque uma porção de "Bucktail" uma vez e meia o comprimento do anzol e amarre.

3- Coloque 10 fibras de "Krystal Flash, amarre, aplique uma gota de super bonder e mova a lina até o meio do anzol.

4- Coloque o "Cactus Chenille" e enrole até a metade do comprimento do anzol, formando o corpo. Amarre, aplique uma gota de super bonder no nó e apare a barriga para que fique paralela ao anzol.

5- Coloque o EVA enrrolando de maneira que o EVA envolva o anzol. Enrrole até encontrar o "Cactus Chenille". Deixe a ponta do EVA e volte enrolando até 2 mm antes de chegar ao olho do anzol.

6- Dobre o EVA para frente e amarre formando uma cabeça.

7- Corte um outro pedaço de EVA (da mesma cor ou não, o peixe não irá ver essa cor) e coloque sobre o primeiro EVA formando uma sobre capa e amarre.

8- Entre os lábios, aplique super bonder e segure os lábios num ângulo de 45 graus.

9- Após seco, corte deixando um lábio de 1 a 1,5cm. Este lábio pederá ser ajustado "em campo". Deixando ele longo a mosca fará mais barulho (que irá imitar um peixinho em fuga) e se desejar menos baruho deixe um pequeno lábio de 0,5 cm (que imitará um camarão em fuga, por exemplo).

10- Vista superior da mosca pronta.