Deer Hair Bug - Popper

Texto e Isca: 100
E-mail do autor: semarchi@sanet.com.br
Fotos Passo a Passo: Marco Antonio Bernardes


    De excelente eficácia, esta isca de superfície é indicada para uma grande quantidade de peixes, desde que estes, estejam se alimentando próximo da flor d'água. Sua eficiência se dá com: tucurarés, black bass, robalos, tilápias, traíras, trairões, matrinxãs, piraputangas, tabaranas, saicangas, entre outros.
    A grande magia deste tipo de isca é poder ver o ataque do peixe, o que aumenta muito a adrenalina durante a pescaria.

 

    Além da atração pelo próprio formato e cores, seu trabalho ainda proporciona sons audíveis para o peixe, quando a parte frontal do corpo da isca bate na água, ou seja, a cada puxada ou toque de linha, a isca emite um "ploc".
    Sua confecção, por muitas vezes, acaba por se desviar da construção de uma simples isca, rumando para a própria arte.


Materiais Utilizados:
 
  Anzol (hook): mustad 34007, tiemco 8089 NP ou Billy Pate L067 de 10 à 1/0
  Linha (thread): branca 3/0 flat waxed
  Cauda (tail): deer hair vermelho, 2 pares de penas de galo laranja e krystal flash perolado em ambos os lados
  But: chenille vermelho
  Hackle: pena de galo laranja
  Colar Superior (top Collar): deer body hair amarelo
  Corpo (body): deer belly hair amarelo (para a barriga da isca), natural, roxo, laranja e marrom
  Olhos (eyes): audible eyes

Ferramentas Utilizadas:

  1 - morsa
  2 - bobina
  3 - bodkin
  4 - half hitch tool
  5 - hair packer
  6 - hair stacker
  7 - pente
  8 - tesoura
  9 - gillette
  10 -hackle plier
  11 -canudo de refresco (opcional)
  

  


No detalhe o corte do canudo


              Passo a Passo:

1- Ate a linha próximo a curvatura do anzol, dê um nó e passe cola. Ate neste lugar um tufo de deer hair vermelho, já devidamente alinhado no hair stacker. Dê um nó e passe cola. Neste ponto, amarre o chenille e enrole-o, dando apenas 1 volta. Dê dois nós, corte o excesso de chenille e passe cola.

2- Separe 2 pares de penas de galo e alinhe-os com a curvatura voltada para fora. Ate as penas na parte de cima da haste do anzol, logo depois do chenille. Dê alguns nós e passe cola. Ate uma pena de galo pela base e enrole-a para formar o hackle. Dê dois nós, corte o excesso da pena e passe cola.

3- Pegue um tufo de deer body hair, acerte-o no hair stacker e ate-o de modo que fique apenas na parte de cima da haste do anzol, e que suas pontas mais finas e previamente alinhadas, fiquem em direção da cauda. Corte o excesso de pêlo (parte mais grossa), dê alguns nós, passe cola e corte a linha.

4- Esta etapa é opcional - Para facilitar o corte, vamos colocar uma proteção, que depois de pronta a isca será retirada. Pegue um canudo de refresco, corte um pedaço de aproximadamente 2 cm; faça um corte longitudinal de 1,7 cm. Enfie o canudo pelo olho do anzol com o corte voltado para frente e posicione-o conforme a foto. Ate novamente a linha à haste do anzol.

5- Pegue um tufo de deer belly hair amarelo, coloque-o na diagonal em relação à haste do anzol, dê duas voltas com a linha por sobre o conjunto e aperte, ainda segurando o tufo com a outra mão. Neste momento, os pêlos ficarão para cima. Suavemente, vá soltando a pressão da mão que segura o pêlo e ao mesmo tempo vá dando mais uma volta com a linha por sobre o conjunto, fazendo o pêlo rodar e se posicionar apenas na parte de baixo da haste do anzol. Pegue um tufo de deer belly hair cor natural, coloque-o paralelo à haste do anzol, dê duas voltas com a linha, e com o dedo indicador pressionando a parte central do tufo, puxe a linha. Coloque outro tufo de deer belly hair na cor roxa em cima do anterior e paralelo à haste do anzol, dê duas voltas com a linha por sobre o conjunto, coloque o dedo indicador na parte central do tufo e puxe a linha. Repita a mesma operação com os pêlos nas cores laranja e depois o marrom. Dando mais uma ou duas voltas com a linha, traga-a para frente do pêlo. Utilize o hair packer para fazer a compactação dos pêlos, que se faz necessária para uma maior flutuabilidade da isca. Dê uns dois nós e passe cola.

6- Repita as operações anteriores tantas vezes quanto forem necessárias para cobrir por completo a haste do anzol.

7- Finalmente, utilizando o half hitch tool, dê alguns nós para a finalização da isca, corte a linha e passe cola.

Corte:
      Esta é uma etapa um pouco subjetiva, pois depende de cada atador no que tange às técnicas e ferramentas utilizadas para dar o shape à isca. Mas, vamos a uma das técnicas que pode ser utilizada, proporcionando um excelente resultado. Lembre-se, vá com calma, dando aos poucos o formato desejado, não faça cortes muito grandes ou profundos demais.
 

8- O primeiro corte poderá ser feito com uma gillette. Este deverá ser realizado na parte de baixo e paralelamente à haste do anzol.
Os cortes seguintes deverão ser feitos com paciência e cuidado, utilizando uma tesoura. Começe pelas laterais para ter uma referência, depois corte a parte de cima. Após estes cortes, você deverá ter um formato parecido com o formato final. Agora é só ir dando as últimas aparadas para o shape desejado.

      Se você optou por colocar a proteção (passo 4), é nesta hora que deverá ser retirada, para tanto, puxe com cuidado o canudo na direção da curvatura do anzol, retirando-o por completo.

9- Cole os olhos na isca com super bonder gel ou goop gel. Passe uma camada generosa de flex cement em toda a isca e Boa Pescaria!


 
Algumas Variações
 

Bass Bug

Legs Popper

Dancing Frog

Dancing Frog

Bass Bug


Bass Bug

Bass Bug

Bass Bug

Bass Bug