O Arremesso Básico: Pick Up, Lay Down

Texto e Fotos:
Marco Valerio da Costa


       Uma das dificuldades que encontramos, seja em ensinar, como em aprender, no arremesso da pesca com mosca é a sensação que se percebe quando se aplica corretamente a energia na vara ou na linha.
 
       Recordo-me de uma palestra na Argentina com o Mestre Mel Krieger, a respeito deste aspecto onde ele se referia a outro Mestre, Lee Wulff, que, quando lhe pediam para explicar essa sensação, ele respondia: "Poderia você me descrever o sabor de uma maçã? Isto seria impossível, mas a solução seria experimentá-la".

  Mel Krieger
 

       E, então, explicava que, da mesma forma, o único modo de se aprender a arremessar uma mosca é arremessando. Parece óbvio, mas antes que o amigo pescador saia para treinar, me permita comentar alguns propósitos e apresentar um exercício realmente importante que facilitará a sua descoberta na grande aventura que é arremessar uma mosca.
 
       O primeiro passo e, talvez, o mais importante é fazer com que a vara se carregue de forma correta. Carregar a vara, em linhas gerais significa fazer com que a vara se envergue através do peso da linha. Mais do que isso é fazer com que ela se flexione e logo em seguida se descarregue ou flexione em sentido contrário. Este é o correto movimento, o correto e completo conceito. Entender esse conceito e, mais do que isso, sentir esse conceito é, seguramente, entender a essência do arremesso da pesca com mosca.
 
       Acreditem, está aqui a base para todos os demais movimentos do arremesso da pesca com mosca.
 
       Numa rápida leitura, parece bastante simples, entretanto, para se conseguir a correta carga e descarga da linha, através da vara, é necessário que tenhamos um entendimento perfeito deste conceito e para isso temos que executar, ou, voltando nas palavras de Mel Krieger ou Lee Wulff, sentir o movimento.
 
       O arremesso básico, também conhecido como pick up, lay down, sem dúvida, é o exercício que dará ao pescador as condições ideais para o entendimento do conceito de carga e descarga, além de servir de base para execução de diversos outros arremessos da pesca com mosca. Chamamos de básico exatamente porque é a base, é o início. É a partir dele que todos os outros movimentos serão ou poderão ser executados.
 
       Para iniciar o treinamento do arremesso básico, o pescador deverá procurar um gramado, um lago ou rio de águas calmas.
 
       Em seguida o pescador deve tirar cerca de 9 metros de linha para fora da vara (mais o líder).

 
 

Iniciando o Exercício


 

       Neste exercício, utilizamos apenas a mão que segura o grip da vara (vide matéria sobre empunhadura, "A Chave para o Sucesso"). A linha de fly deve estar presa entre os dedos de acordo com a foto.

 

 

       Em seguida, pescador deve começar o arremesso com a linha totalmente estendida a sua frente. A ponta da vara deve estar baixa, próxima a superfície. Este aspecto é de vital importância para a execução correta do arremesso. Todo e qualquer arremesso deve iniciar com a ponta da vara sempre baixa.

 

   

 

       Num movimento contínuo, o pescador deverá levantar a ponta da vara, fazendo com que a mesma se envergue com o peso da linha.

 

 

 

       Em seguida, o pescador deve fazer uma parada brusca e vigorosa. Essa parada deve ser próxima a altura da orelha, com a ponta da vara na posição de Uma hora, em um relógio imaginário (aproximadamente). Um pulso firme será de grande ajuda nesse momento.

 

       Após essa parada, espere a linha ser esticada atrás e estar em paralelo com o solo.

 

 

       O pescador deve estar atento a esse momento. Não deve iniciar o movimento para frente sem que linha esteja totalmente esticada para trás, e também não devem deixar que a linha caia atrás. Talvez este seja o ponto mais difícil de se alcançar, ou seja, o momento exato de se reiniciar o arremesso para frente. Acompanhar o arremesso com os olhos pode ser de grande ajuda até que o pescador consiga sentir o movimento e torná-lo automático.

 

 

 

       Após isso, o pescador deve iniciar o arremesso frontal ou dianteiro, fazendo com que a vara alcance uma trajetória até as dez horas de um relógio simbólico (estas paradas não devem ser interpretadas como absolutas, porém devemos tentar fixar e executar o movimento sempre procurando atingir estes mesmos pontos).

 

       Após a formação do loop, espere até que a linha se estenda por completo a sua frente.

 

 

 

       Para finalizar o movimento, a vara deve acompanhar a linha enquanto esta desce com suavidade.

 

 

       Reinicie o movimento.

 
 

Dicas:

  - Minha sugestão é que o pescador utilize uma linha WFF, compatível com a numeração da vara.
 
  - Coloque um pequeno pedaço de lã atado ao final do líder.
 
  - Não esqueça de usar um óculos para proteger a sua visão!
 
  - Realize o exercício, por cerca de 20 a 40 minutos.


Equipamentos Utilizados:

  - Varas: Peacemaker #6 - Fleming
  - Carretilhas: Plus - 6
  - Linha WF 6 F Rio Mainstream.
  - Líder Monofilamento em 4 seções, 8 pés com linha Ônix - 20, 17, 14 e 11 lbs.
  - Pequeno pedaço de lã atada ao líder.