Receitas de um Gourmet
 
Maionese de Peixe e Camarão

Texto e Fotos: Walter Thomaz Marchioni
E-mail do autor: wtmsign@uol.com.br


Ingredientes para 10 porções
 
* 01 kg de batatas cozidas e amassadas em purê
* 01 kg de filé de pescada branca
* 08 dentes de alho picados
* 02 colheres (sopa) de suco de limão
* 01 pacote de 500 g de camarão sete barbas
* 500 g de camarão médio
* 01 pote de maionese de 500 g
* 02 colheres (sopa) de catchup
* 04 colheres (sopa) de salsinha picada
* xícara de azeitonas verdes em fatias
* 01 cebola média picadinha fina
* 03 tomates picados miúdo
* 05 ovos cozidos
* óleo de milho
* Farinha de trigo para empanar
* sal e pimenta a gosto

 

Modo de Preparo
 
Tempere os filés de pescada com 02 dentes de alho picados, sal e 01 colher (sopa) de suco de limão, deixe repousar por hora , passe na farinha de trigo e frite em óleo de milho. Deixe dourar levemente porque o peixe deve ficar macio. Reserve.
Limpe e tempere o camarão sete barbas com 02 dentes de alho picados, sal e 01 colher (sopa) de suco de limão. Numa panela, com água bem quente, coloque o camarão por 3 minutos ele deve ficar crocante. Escorra a água e amasse os camarões com um garfo.
Misture 3 colheres (sopa) de maionese, 02 colheres (sopa) de catchup, 02 colheres (sopa) de salsinha e as azeitonas. Junte os camarões, misture bem e junte o purê de batatas aos poucos até formar um creme firme.
Teste o Sal. Reserve.
Camarão Médio : Deixe marinar por 1 hora em 02 dentes de alho picados, 01 colher (sopa) de óleo, 02 colheres (sopa) de suco de limão.
Numa panela coloque 02 colheres (sopa) de óleo, deixe aquecer, coloque 02 dentes de alho picados mas não deixe dourar, acrescente a cebola , os tomates e deixe cozinhar. Acrescente o restante da salsinha, misture bem e coloque os camarões para cozinhar ( 2 ou 3 minutos no máximo). Deixe esfriar. Separe alguns camarões para enfeitar. Despreze o líquido desse molho, fique somente com as partes sólidas. Junte 01 colher (sopa) de maionese e misture delicadamente.
Montagem: Num pirex redondo e alto coloque no fundo uma camada do creme (batatas com camarão 7 barbas) e sobre ela disponha juntos, os filés de pescada. Outra camada do creme e sobre ela os camarões no seu molho. Novamente o creme e os filés de pescada e assim sucessivamente. A última camada é do creme.
Leve à geladeira por 2 horas. Estando frio desenforme, cubra com o restante da maionese enfeite com ovos cozidos e os camarões reservados . Leve a geladeira por 4 horas antes de servir.