Receitas de um Gourmet
 
Muqueca de Peixe

Texto e Fotos: Walter Thomaz Marchioni
E-mail do autor: wtmsign@uol.com.br


Ingredientes para 05 porções
 
* 01 kg de filé de cação
* kg de camarão médio limpo
* Suco de 1 limão médio
* 06 dentes de alho picados
* xícara (chá) de óleo de milho
* 04 cebolas médias picadas
* 08 tomates médios picados
* 03 folhas de louro
* 01 xícara (chá) de salsinha
* 01 colher (sopa) de coentro picado
* 01 vidro de leite de coco
* Sal e Pimenta vermelha

 

Modo de Preparo
 
Corte o filé de cação em pedaços de +- 7 cm, tempere com suco de limão, 02 dentes de alho picados e sal . Deixe marinar. Reserve.
Faça o mesmo com os camarões e reserve.
Numa panela funda (preferencialmente de barro), coloque o óleo de milho e deixe esquentar. Acrescente 2 dentes de alho picados mexa bem mas não deixe dourar, coloque a cebola e deixe amolecer um pouco, junte o tomate e misture bem, coloque as folhas de louro, o sal, a pimenta vermelha e a salsinha. Deixe cozinhar, no entanto observe que os tomates não podem desmanchar totalmente, coloque os camarões para cozinhar aproximadamente por 3 minutos. Retire os camarões do tempero e reserve os dois.
Um pouco antes de servir, coloque os filés de cação cuidadosamente para cozinhar no tempero reservado. O cação é um peixe muito macio e portanto o cozimento é rápido. Tome bastante cuidado para não desmanchar. Dependendo da espessura dos filés leva de 3 a 5 minutos.
Junte o camarão reservado, o leite de coco, o coentro e a pimenta. Misture delicadamente, teste o sal. Sirva bem quente.
Acompanha arroz branco e salada de alface.