Review
 
Tube Flies - A Tying, Fishing & Historical Guide
Mark Mandell & Les Johnson

Book Review & Photo: Bob Kenly
E-mail: bkenly@inter-linc.net

 

Tube Flies
Por
Mark Mandell & Les Johnson
 
Publisher: Frank Amato Publications Inc.
PO Box 82112
Portland, OR 97282
(503) 653-8108
 
ISBN 1-57188-036-4
1995
 
Pages-95

 

       Quando este livro foi publicado em 1995, realmente não existia nenhum material que tratasse sobre tube flies, portanto a maioria dos atadores como eu "apanhávamos" muito, atando qualquer coisa que achássemos que estava correto. Mas para aqueles atadores que nunca mesmo pensaram em atar sobre um tubo, este trabalho abriu um novo conceito, um conceito que agora tem profundas raízes na América do Norte bem como no resto do mundo. Não faz tempo que atar tube flies era domínio exclusivo dos pescadores de salmão do Atlântico, e embora sua contribuição para esta arte não possa ser negligenciada, e rapidamente difundindo-se como mais uma opção.

       O Capítulo Um mostra as várias razões para se adotar os tube flies em vez de se atar diretamente no anzol, e embora breve, realmente é muito convincente para faze-lo mudar.

       Visto que agora você está interessado, o Capítulo Dois mostra em detalhes os equipamentos necessários para você se iniciar nesta arte.

        Agora que você comprou todo aquele material necessário, o Capítulo Três ensina alguns passos básicos para atar vários tipos de mosca, tipo um "como fazer" dos tipos de moscas mais associadas com as atadas no tubo.

       O Capítulo Quatro é uma seção dedicada totalmente às moscas para salmões do Atlântico, e mesmo que você não pesque salmões, esta seção é cheia de grandes idéias.

       O Capítulo Cinco é um capítulo que eu gostei muito, streamers atados no tubo, na maior parte para água salgada mas que certamente podem ser adaptadas a todas as águas ou espécie.

       O Capítulo Seis, poppers e sliders atados no tubo.

       O apêndice lista fornecedores dos materiais.

       Tudo em todo o livro é mostrado com muitas fotos para ilustrar o texto e, na minha opinião, o lugar que você deva começar se você estiver considerando tube flies como mais uma opção no seu arsenal. Se eu tivesse alguma critica, seria em relação as receitas para cada mosca. Estão escritas de tal maneira que você tem que ler a descrição cuidadosamente para escolher os materiais necessários para terminar uma mosca, mas no geral, não compromete em nada o livro.

Bob Kenly


 
 
English Version Tradução: Marcelo Rozas
E-mail: mrozas@bol.com.br